fbpx

Com grande potencial no Brasil, gás natural e hidrogênio verde exigem investimento, planejamento e educação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O terceiro dia do Congresso Ecoenergy – Feira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia – teve início com um valioso debate acerca de gás natural e hidrogênio verde. Durante o painel, os especialistas sublinharam que a preocupação com a descarbonização da economia já existe, mas os próximos passos só serão dados com planejamento, investimento e políticas públicas.

“A eficiência, claro, é muito importante, mas a escala também é decisiva – um dos principais desafios atuais da cadeia. As plantas de biogás são bem menores que as estruturas voltadas à extração de combustíveis fósseis, ainda que projetos grandes sejam tão trabalhosos quanto os projetos menores”, afirmou Rafael Ribeiro, executive manager da Compass Gás e Energia.

Segundo Ribeiro, a revolução do gás de xisto nos Estados Unidos – bastante recente – só foi possível com planejamento e injeção de capital. “O Brasil tem um enorme potencial, mas é preciso estruturar uma visão de mercado, com a ajuda do setor financeiro, tal qual aconteceu nos EUA, para aumentar o número de projetos”.

Em sua apresentação, Pedro Kool, diretor executivo da Globaltek, traçou todo um histórico da eletrólise da água, que remonta ao fim do século XVIII, e que permite a criação do hidrogênio verde. “Embora seja uma tecnologia antiga, estava restrita a aplicações de nicho, e só passou a ser cogitada para a geração de energia quando se encontrou com o conceito de sustentabilidade”, afirmou. “Com o Acordo de Paris, o hidrogênio verde passou, enfim, a ter um papel central na transição energética e na descarbonização da economia”.

Para Kool, a matriz elétrica brasileira, majoritariamente limpa, é um game changer e pode impulsionar o desenvolvimento do hidrogênio verde no País. “O Brasil pode ser o expoente da descarbonização. Não nos faltam recursos; temos, por exemplo, o maior banco de baterias renováveis do mundo – nosso sistema hidroelétrico. Por isso, o hidrogênio verde aqui já faz sentido”.

Se as vantagens são muitas, também são os desafios. É preciso, na visão da Kool, criar uma demanda de mercado – além das preocupações com a sustentabilidade -, avançar na tecnologia para fazer valer nossos privilégios estruturais, desenvolver a cadeia produtiva, fomentar a educação e a informação, e, por fim, montar uma sólida política de investimento e inovação.

Geração de energia em sistema on-grid

O Grupo Distribuidora Modesto trouxe para a Ecoenergy seus produtos on-grid, que são sistemas interligados a redes elétricas para gerar economia financeira.  A linha de micros inversores HMS, por exemplo, tem entradas Mppt distintas, com rendimento separado por cada módulo solar instalado.Possui, ainda, comunicação sem fio (SUB-1G), garantindo estabilidade de monitoramento sem interferência.

Sistemas de monitoramento e controle

O primeiro EPM da Soprano tem grande destaque em seu estande. Trata-se de um  sistema para monitorar e controlar o fornecimento de energia para a rede elétrica em sistemas on-grid. É compatível com todos os modelos de inversores trifásicos – uma novidade para os sistemas fotovoltaicos da empresa.

Serviço:

Ecoenergy – Feira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia

Data: 7 a 9 de junho
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rod. dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, são Paulo – SP
Credenciamento pelo site: https://mbxeventos.com/AOL7ECOENERGY/Home/

Inscrição para o congresso: https://www.euvou.net.br/CONGRESSOECOENERGY2022/home

Sobre a Fiera Milano Brasil

A Fiera Milano Brasil, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes, tornou-se sócia majoritária da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano, e a partir de 2022 à Fiera Milano Brasil. No Brasil, são realizadas nove feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tratamentos de superfície, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Fesqua, Ecoenergy, Reatech e Ebrats.

 Informações para Imprensa

2PRÓ Comunicação
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br – (11) 3030-9404 | 98378-3888
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br – (11) 3030-9463 | 99228-7836

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Compartilhe este Conteúdo

Comentários

en_USEN