fbpx

ABAF PARTICIPA DA ECOENERGY 2022

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) apoiou a Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia. E, de 07 a 09 de junho, o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, esteve presente na feira em São Paulo (SP) para trocar experiências sobre o setor de fontes de energia sustentáveis.

Organizada pela Cipa Fiera Milano, a feira Ecoenergy chegou em sua 9ª edição, conhecida como uma plataforma de soluções voltadas para toda a cadeia produtiva de energia solar e eólica, biomassa, GTDC e painéis fotovoltaicos, tendo como objetivo promover o desenvolvimento do setor de fontes de energia sustentáveis, como: combustíveis gasosos, líquidos e sólidos, e também de energia geotérmica e hidroelétrica.

De acordo com o diretor executivo da ABAF, a biomassa da árvore é a melhor alternativa para o setor florestal e para geração de energia no país, pois além de possuir todos os atributos das fontes térmicas estruturantes, com características economicamente competitivas, a grande base florestal disponível no Brasil permite regular os níveis dos reservatórios, minimizando riscos futuros de desabastecimento energético por escassez hídrica.

“O eucalipto, por exemplo, é muito usado e é talvez a principal madeira utilizada como biomassa para energia. Eucaliptos alimentam uma indústria muito forte de carvão vegetal e o carvão, por sua vez, é usado industrialmente em siderurgia e outras áreas. Há ainda um consumo agrícola muito grande de energia para geração de calor usado na secagem de produtos agrícolas, no aquecimento de aves ou na geração de vapor e calor para processos industriais”, explica o diretor executivo.

Há algum tempo se fala de florestas energéticas e florestas energéticas de eucalipto. “O eucalipto é uma das árvores que crescem mais rápido no mundo, produzindo muita biomassa por unidade de área. Com isso, tem um potencial muito grande de ser plantado para a geração de energia também. Aqui na Bahia, por exemplo, temos a Down Química que se associou a ERB para produzir energia para sua fábrica e também para a rede”, diz Andrade.

Além disso, a madeira também é utilizada para gerar energia elétrica, ou calor e energia elétrica. Quase todas as indústrias de celulose e papel usam a madeira de eucalipto ou pinus para a produção de papel, mas aproveitam resíduos, na forma de lixívia ou sobras como casca e finos, para produzir energia elétrica. Outras indústrias de madeira, como serrarias, também usam seus resíduos para gerar energia.

Da garantia de suprimento de matéria-prima para todos os usos da madeira – atuais e potenciais – a uma nova economia de baixo carbono, a solução passa pelas florestas plantadas. “Para isso, precisamos trabalhar na ampliação de mecanismos que incentivem o consumo de produtos florestais: desde o papel e a madeira, até combustíveis mais limpos, como a biomassa, e produtos químicos e farmacêuticos retirados das árvores”, informa Andrade.

Ecoenergy 2022

Data: 07 a 09 de junho
Horários: Congressos – 9:30h às 18h | Feira – 13h às 20h
Local:  Rod. dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, são Paulo – SP
www.feiraecoenergy.com.br

 

FONTE:

ABAF

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Compartilhe este Conteúdo

Comentários

pt_BRPT_BR