Em 2009, construir uma nova fazenda solar era 223% mais caro do que construir uma nova usina a carvão
O preço das energias renováveis tem caído rapidamente. É o que apontam os gráficos publicados recentemente no Our World in Data, uma publicação científica online, em parceria com a Universidade de Oxford. Um relatório de 2019 da organização sem fins lucrativos Rocky Mountain Institute já tinha indicado que era mais barato construir e usar uma combinação de energias renováveis como a eólica e a solar do que construir novas usinas de gás natural. E agora, esse declínio fica ainda mais claro.
Outro relatório deste ano, da Carbon Tracker, também descobriu que em cada um dos mercados de energia do mundo, é mais barato investir em energias renováveis do que no carvão. De acordo com a Carbon Tracker, em 10 anos, o preço da geração solar de eletricidade caiu 89%, e o preço da energia eólica onshore caiu 70%, indicando que a energia limpa já ultrapassou seu ponto crítico.
Comparando o preço da eletricidade de novas usinas em 2009 e 2019, um gráfico da Our World in Data mostra como o preço da energia solar fotovoltaica (de painéis solares) despencou de US$ 359 por megawatt hora para US$ 40, o mais barato de qualquer uma das opções de energia estudadas.
FONTE:
ÉPOCA NEGÓCIOS






